Malhas expansíveis são isolantes elétricos?

Malhas expansíveis e tubos termo retráteis possuem diferenças notórias, como o seu formato, sua estrutura, suas medidas e formas de aplicação. Portanto, nem sempre uma malha expansível pode substituir um termo retrátil, nem um termo retrátil pode fazer o papel de uma malha. Uma das aplicações em que uma malha não pode substituir um termo tubo é o isolamento elétrico.

posso usar MALHAS náuticas como ISOLANTE ELÉTRICO?

Antes de respondermos essa pergunta é necessário destacar o que é e para que uma malha expansível é usada. Uma malha expansível é basicamente uma sequência de fios de polietileno tereftalato (PET) que se entrelaçam formando uma trama. Os fios dessa trama costumam ter 0,20 mm e 0,25 mm de espessura, podendo existir fios mais espessos como 0,30 mm ou mais. As tramas podem ser compostas de 1, 3, 4 ou 5 fios.

Essa estrutura semelhante a de um tecido confere às malhas uma excelente flexibilidade e capacidade de expansão, que normalmente é de aproximadamente 1,5 vezes. No entanto, essa mesma estrutura faz com que as malhas tenham vários espaços vazios entre suas tramas, onde muitas vezes é possível ver o que está em seu interior.

Tecnicamente uma malha náutica é um isolante elétrico devido à sua composição, visto que o plástico PET possui naturalmente rigidez dielétrica. No entanto, devido a essas frestas existentes nas malhas expansíveis elas não são recomendadas como isolante elétrico que substitua um termo retrátil. Isso porque água, umidade e impurezas podem passar por esses espaços e comprometer cabos elétricos ou provocar curto-circuito.

Usar uma malha expansível como isolante em contato direto com fios elétricos pode representar risco também para terceiros.

Mas isso não é um demérito, porque esta não é a sua função. Uma malha pode complementar o uso de um termo retrátil protegendo-o de abrasões ou organizando e identificando cabos, tarefa na qual ela realiza com maestria.

para concluir

Neste artigo pudemos compreender porque as malhas expansíveis não podem ser usadas como isolante elétrico e os riscos que o emprego inapropriado do material pode trazer.

Se você deseja conhecer mais sobre as malhas expansíveis e suas utilidades, recomendamos que você leia o seguinte post: O que é uma malha expansível e quais suas finalidades? e Uso das malhas expansíveis: som automotivo.

2 comentários em “Malhas expansíveis são isolantes elétricos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.