Termo retráteis são isolantes térmicos?

Se você já conhece ou utiliza tubos termo retráteis, provavelmente também conhece o quanto esse material é resistente à eletricidade, à abrasões e sabe sobre sua resistência mecânica. Agora, você já se perguntou se um termo tubo é isolante térmico.

O QUE É UM ISOLANTE TÉRMICO?

Para respondermos essa questão, vamos entender o que é um isolante térmico e como esse processo funciona.

Os corpos naturalmente tendem a perder ou ganhar calor para igualarem suas temperaturas e dependendo da sua composição essa perda ou ganho pode ocorrer de forma facilitada ou com muita dificuldade. Quando um material ou um corpo apresenta dificuldade na dissipação de calor, ou seja não conduz calor, ele é considerado um isolante térmico.

Como exemplos de isolantes térmicos podemos destacar o isopor, a lã de vidro, espuma elastomérica e o silicato de cálcio.

Há três formas de transmitir ou perder calor, são elas: condução, convecção e radiação, no entanto nosso objetivo aqui não é se aprofundar nesse tema, apenas dar um panorama para que possamos compreender se um termo retrátil pode ou não ser considerado um isolante térmico.

finalidades de um termo retrátil

Os termo retráteis foram construídos e pensados para fins de isolamento elétrico, por isso possuem característica que o definem como tal. Sua rigidez dielétrica, sua espessura de parede, seu formato e capacidade de contração, fazem dos termo tubos excelentes nesse quesito.

Você pode ler de forma detalhada sobre as finalidades de cada tipo de termo retrátil e também sobre sua rigidez dielétrica, nos posts: Quais são os principais tipos de termo tubos? e Rigidez dielétrica e resistência química nos termo retráteis.

RESISTÊNCIA AO CALOR E RETARDO À CHAMAS

Existem termo retráteis específicos para usos em condições de temperaturas mais rígidas, sejam elas altas ou negativas. O TAW por exemplo, é um dos termo tubos dessa classe e consegue se manter íntegro a temperaturas entre -80 °C e 260 °C.

Essa resistência faz com que esse termo retrátil tenha uma temperatura inicial de contração muito alta também, sendo assim para encolher longas extensões desse material é necessário utilizar um forno, assim você vai conseguir aquece-lo uniformemente.

A maioria dos termo tubos possuem retardante à chamas, o que significa que o material dificulta o alastramento do fogo, e isso é um excelente fator de segurança para evitar incêndios. Porém isso não quer dizer que os termocontráteis são imunes ao fogo. É sempre importante lembrar disso.

afinal, um termo retrátil é ou não um isolante térmico?

Apesar de alguns termo retráteis resistirem à altas temperaturas e boa parte deles possuírem retardante à chamas, isso não significa que eles possam ser usados para aplicações de isolamento térmico. O caso aqui é semelhante ao último artigo que postamos aqui no blog, onde mostramos que apesar das malhas expansíveis possuírem rigidez dielétrica, elas não podem ser usadas como isolante elétrico.

Termo retráteis não foram pensados para fins de isolamento térmico e você com certeza vai encontrar materiais mais eficientes para essa finalidade e que vão entregar o resultado que você espera. Agora se o que você busca é um excelente e seguro isolante elétrico, os termo retráteis são a sua melhor opção.

para concluir

Neste artigo a gente pôde entender porque um termo retrátil não pode ser usado como isolante térmico e que retardo à chamas não significa imunidade ao fogo. Se você quer conhecer ainda mais sobre os termo tubos, leia outros conteúdos aqui do blog. Para comprar termo retráteis de qualidade e com preços especiais acesse nosso site. Quer comprar no atacado para a sua empresa ou projeto? Envie um e-mail para vendas@termotubos.com.br e converse com a nossa especializada equipe de vendas.

Um comentário em “Termo retráteis são isolantes térmicos?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.