O que é uma malha expansível e quais suas finalidades?

Imagem Ilustrativa

É muito comum na indústria e até mesmo na rotina doméstica, nos depararmos com um emaranhado de fios elétricos, que muitas vezes atrapalham o fluxo e comprometem a organização e o visual de um ambiente. Tropeçar, arrancar cabos das tomadas e eventualmente levar choques elétricos, são consequências da falta de cuidados com arranjo desses materiais.

Para solucionar esse problema você pode usar as malhas expansíveis ou malhas náuticas, que trazem além de segurança e proteção para os cabos, uma organização visual bem mais agradável.

O QUE É UMA MALHA EXPANSÍVEL?

Para entender o que é uma malha expansível, basta analisar o próprio nome do material. Portanto, é uma malha – porque possui vários fios entrelaçados formando uma trama, semelhante a um tecido – e expansível – porque tem a propriedade de aumentar seu tamanho de maneira flexível.

As malhas expansíveis são compostas basicamente de PET (Polietileno Tereftalato), polímeros termoplásticos que proporcionam uma enorme resistência mecânica, isto é, contra impactos, e no caso das malhas, resistência contra abrasões e retardante à chamas.

onde são utilizadas?

Malhas náuticas costumam ser utilizadas para agrupar, prender e proteger fios e cabos de modo geral, como exemplo podemos citar o uso desse material em chicotes elétricos de automóveis, dentro do gabinete de computadores e em tubos industriais.

Para saber mais e entender porque usar malhas expansíveis, recomendamos que você leia o post: Por que usar malhas expansíveis?

padrões da trama e fios

Os padrões das malhas expansíveis mais utilizados e que estão disponíveis no site da Termotubos são:

Espessura dos fios: 0,20 mm e 0,25 mm

Trama de fios: 01 fio, 03 fios, 04 fios e 05 fios;

Fator de expansão: 1,5 vezes

Largura: 3 mm, 6 mm, 8 mm, 10 mm, 12 mm, 16 mm, 20 mm, 25 mm, 32 mm, 40 mm, 50 mm, 64 mm e 76 mm.

Vale ressaltar aqui que o fator de expansão das malhas pode variar de acordo com a espessura dos fios e a quantidade de fios da trama. Além dessas opções já citadas, as malhas estão disponíveis em diversas cores que você pode conferir no nosso site.

escolha e instalação

A malha expansível ideal para o seu objetivo vai depender da quantidade e espessura dos fios ou cabos que você precisa proteger, o que vai influenciar diretamente no largura do material.

Obs.: malhas expansíveis são vendidas considerando sua medida achatada.

Vai depender também do nível de estresse a que esses fios estão submetidos ou o quanto você precisa protegê-los.. Isso implicará na espessura dos fios e trama da malha, portanto, quanto mais espessos os fios e quanto mais fios há na trama da malha, mais resistente ela será.

Imagem Ilustrativa

A instalação de uma malha expansível é bastante simples e rápida, você vai precisar colocar a malha em uma das extremidades e cobrir toda a extensão dos fios. É importante deixar claro que a malha sofrerá perda longitudinal, isso quer dizer que ela apresentará uma diminuição no seu comprimento devido a expansão.

dica

Você pode facilitar a identificação de fios criando sistemas de codificação com as cores das malhas e tornar essa tarefa mais eficiente.

para concluir

Neste artigo pudemos entender melhor sobre as malhas expansíveis que também são chamadas de malhas náuticas. Vimos seus padrões de espessura, trama, fator de expansão e medidas, além da estrutura das tramas. Falamos também sobre como escolher uma malha ideal de acordo com suas finalidades e sobre sua facilidade de instalação.

Agora que você já conhece um pouco sobre as malhas expansíveis, entre no nosso site termotubos.com.br e confira todas as opções do produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.