Qual a diferença entre diâmetro e área no momento da escolha da bitola do termo retrátil?

Na hora de encontrar o tamanho ideal do tubo termo retrátil, é necessário saber o diâmetro do material que deseja aplicá-lo (como  de um cabo, por exemplo) como também o diâmetro e o fator de contração do termo retrátil para que ele entre no material e contraia de forma ideal. É possível que, na hora de escolher esse termo retrátil, a bitola dele seja confundida com a área do material que receberá a contração. Vamos em partes:

O que é diâmetro?

O diâmetro é a linha que cruza de um lado até o outro passando pelo meio. Também pode ser chamado de bitola. 

O que é área?

Uma área de seção corresponde a uma área de um círculo. A área de um círculo está ligada ao raio, o que é um cálculo diferente do diâmetro.

O que é fator de contração?

É a proporção aproximada do quanto um termo retrátil vai encolher em relação ao seu diâmetro interno inicial. No site da Termotubos, você pode encontrar tubos com fatores de contração de 1,7;1, 2:1, 2,5:1, 3:1 e 4:1. Exemplo, o 2:1 contrai metade do seu diâmetro inicial. Aqui, é principalmente o máximo que ele vai contrair. Nesse post, você também pode conferir quais as contrações de cada tipo de termo retrátil.

O que é importante você saber, de fato, na hora de escolher um termo retrátil é o diâmetro do tubo, o diâmetro do material a ser aplicado e o fator de contração do termo retrátil.

E se eu não souber o diâmetro do meu material?

Vamos aos macetes para descobrir, mesmo que você não tenha uma régua em mãos:

Se você possuir uma fita métrica em mãos, basta apenas medir a circunferência do objeto ou do termo retrátil e dividir por 3,14 (π) para ter o diâmetro.

Agora, se você não tem uma fita métrica, destaque uma tira de papel ou use um barbante. Envolva o objeto ou o termo tubo, marque a circunferência e afira em uma régua. Por fim, faça exatamente como no método anterior e divida o valor da circunferência por 3,14 (π) e obtenha o diâmetro.

Sabendo o diâmetro que você tem e o que você precisa, é mais fácil encontrar o termo retrátil ideal no nosso site! Clique aqui e confira.

Confira mais conteúdos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.