Quais as contrações de cada tipo de termo retrátil?

Os inúmeros tipos de termo retráteis existentes pressupõem uma diversidade de características, certo? Exatamente. São várias opções de cores, tamanhos, formas e infinitas aplicação, mas você precisa se atentar às mais importantes, porque isso influenciará diretamente na sua utilização. Uma dessas características primordiais é o fator de contração.

Fatores de contração não são novidade aqui no nosso blog, a gente já falou sobre esse assunto e você pode ler clicando aqui. Contudo, neste artigo vamos falar sobre cada uma desses fatores entendendo o que eles significam em números.

o que são os fatores de contração?

Os fatores de contração nada mais são do que o valores aproximados do quanto um termo retrátil é capaz de contrair depois de aquecido. Esses fatores dependem de vários outros, como o tipo de termo retrátil e sua espessura. Na indústria e também comércio dos termo tubos, esses valores são expressados em números como “2:1”, “2,5:1” entre outros valores, onde lê-se “dois para um”, “dois e meio para um”, e assim por diante.

Muitas vezes esses valores da forma como estão expressos, em especial para quem não lida constantemente com termo tubos, não fornecem uma noção simples do quanto um determinado tubo contrai. Por isso abaixo listamos cada fator de contração e quanto cada um representa percentualmente, bem como os tipos de tubos correspondentes.

1,7:1 – Um tubo com contração 1,7:1 depois de contraído fica com aproximadamente 59% do seu diâmetro inicial. Exemplo: se um tubo possui o diâmetro inicial de 100 mm depois de encolhido seu diâmetro será de aproximadamente 59 mm.

Os termo retráteis com esse fator de contração são: TAW e T5D Adesivado

2:1 – Um termo retrátil de contração 2:1 ficará com aproximadamente 50% do seu diâmetro inicial. Exemplo: se um tubo possui o diâmetro inicial de 50 mm depois de encolhido seu diâmetro será de aproximadamente 25 mm.

Destacamos como exemplo de tubos com essa contração o T2Z, T2Z Brasileirinho, T10 Adesivado, T5K, T2E Temperatura até 200 °C e TCE Capuz Termo Retrátil.

2,5:1 – Agora um termocontrátil com fator de contração 2,5:1, depois de encolhido ficará com aproximadamente 40% do seu diâmetro inicial. Exemplo: se um tubo possui o diâmetro inicial de 150 mm, depois da contração seu diâmetro será de aproximadamente 60 mm.

Como exemplo de termo tubos com essa contração destacamos o TBM Tensão até 36 KV e o TBT Tensão acima de 36 KV.

3:1 – A lógica aqui é a mesma das anteriores, sendo assim um termo retrátil de contração 3:1, ao ser encolhido terá aproximadamente 33% do seu diâmetro inicial. Exemplo: se um tubo possui um diâmetro inicial de 90 mm, depois da contração seu diâmetro será de aproximadamente 29,7 mm.

Os termo tubos com esse fator de contração são: T53 Adesivado, T23 Padrão e alguns TA2 Adesivados parede média.

4:1 – Finalmente, um termocontrátil de contração 4:1, depois de contraído ficará com aproximadamente 25% do seu diâmetro inicial. Exemplo: se um tubo possui o diâmetro inicial de 20 mm depois de encolhido seu diâmetro será de aproximadamente 5 mm.

Como exemplo de tubos com a contração de 4:1 destacamos o T54 Adesivado, alguns TA2 Adesivados parede média e o TBK Adesivado Semi-rígido.

para concluir

Neste artigo pudemos entender de forma mais didática o que os fatores de contração de cada tipo de termo retrátil representa. Ressaltamos ainda a importância de conhecer esses valores para não ter surpresas na hora da aplicação do material.

Conheça ainda mais sobre os termo retráteis lendo outros conteúdos aqui do nosso blog. Veja alguns posts relacionados, logo abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.