Termo retráteis: vedação para caixas de emenda de fibra óptica.

O setor de telecomunicações, sem dúvidas é uma das principais áreas de aplicação dos tubos termo retráteis, isso porque esses materiais trazem muito mais segurança para fios e cabos de transmissão de dados, sem falar na praticidade de instalação e acabamento profissional.

Quando pensamos em telecomunicações logo imaginamos redes gigantescas de cabos transmitindo informações de uma ponta a outra por vários cantos do planeta, e apesar de existirem comunicações via satélite, os fios sempre serão utilizados em algum momento do percurso.

Para garantir que você chegue em e casa e sua internet esteja funcionando perfeitamente é necessário todo um sistema de proteção desses cabeamentos. E é sobre um desses sistemas que vamos falar neste artigo.

vedando caixas de emenda com termo retráteis

As caixas de emendas ou de derivação de fibra óptica são dispositivos utilizados para acomodar as emenda desses cabos. Essas emendas podem ser feitas por meio de conectores, fusão ou por emenda mecânica. Sua função básica é unir e proteger os cabos da água, poeira, insetos e outras impurezas que podem comprometer a integridade das fibras.

O processo de instalação dos dispositivos de emenda é bastante complexo e exige muito cuidado na limpeza e manuseio das fibras ópticas. Nossa intenção aqui não é descrever todo esse procedimento, pois apenas uma dessas etapas nos interessa.

Depois de concluída toda a acomodação dos cabos dentro da caixa de emenda, existe a etapa de vedação da saída de derivação; é neste ponto que o termo retrátil é utilizado.

O tubo termo retrátil é passado através do cabo a ser derivado e a saída de derivação é lixada para aumentar a aderência com o tubo. Depois de ajustado, o termo tubo é aquecido com um soprador térmico até que fique firmemente preso à base e ao cabo.

O termo retráteis mais indicados para esse tipo de aplicação são os adesivado, pois a cola existente em suas paredes internas proporcionará uma maior vedação da saída de derivação, impedindo a entrada de impurezas. É importante também, que o fator de retração do tubo seja de pelo menos 4:1, pois desta forma você terá certeza de que ao encolher o tubo prenderá o cabo derivado.

Você encontra termo retráteis adesivados 4:1 no site da Termotubos. Lá você também poderá escolher entre as diversas bitolas disponíveis, basta clicar aqui.

Para efetivar a vedação das saídas de derivação de 2 cabos, será necessário utilizar um clipe metálico com cola entre eles. As hastes do clipe prenderão o termo retrátil e sua cola vedará completamente o espaço entre os cabos, assim como ilustrado abaixo:

No site da Termotubos você também encontra clipes metálicos com cola hot melt. Para comprar basta clicar aqui.

Para contrair o termo tubo e fundir a cola do clipe metálico você vai precisar de uma fonte de calor. O equipamento profissional mais indicado para essa tarefa é o soprador térmico, devido a sua praticidade e segurança, tanto para quem manuseia, quanto para o material em que você vai utilizá-lo.

Assim como os outros itens, você também pode adquirir sopradores térmicos no site da Termotubos. O link é este aqui: sopradores térmicos.

Acesse outros conteúdos aqui do nosso blog e conheça todas as vantagens e formas de aplicação dos termo retráteis, além disso, aqui você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.