Por que é importante saber o diâmetro ideal de um termo retrátil?

Um tubo termo retrátil depois de aquecido passa por algumas mudanças em suas dimensões, como o aumento da espessura das paredes do tubo e também perda longitudinal. Levar em consideração esses fatores é extremamente importante para evitar erros na compra do produto e não deixar sua linha de produção ou projeto esperando.

Portanto, neste artigo, vamos falar um pouco sobre essas variações e como medir corretamente o seu termo tubo para compensá-las.

aumento de espessura

Como você já deve conhecer, os termo tubos se contraem depois de aquecidos, e essa contração depende do fator de retração de cada termo retrátil – se é 2:1, 3:1 ou 4:1, por exemplo. Mas o que vale ressaltar aqui é que ao contrair, a messa do termo tubo não desaparece, ela se acumula aumentando a espessura das paredes do tubo, e se não for levada em conta, pode causar problemas de encaixe ou o material pode não ficar devidamente preso ao objeto.

Essa contração está estritamente relacionada com o diâmetro do termo retrátil, isso porque o seu diâmetro é “inversamente proporcional a sua espessura”. Isto é, quando o diâmetro do material diminui pela exposição ao calor, a sua espessura de parede aumenta.

perda longitudinal

Dissemos anteriormente que o termocontrátil ao ser aquecido aumenta a espessura de sua parede para compensar a perda de diâmetro, contudo além desse aumento, o tubo sofre também uma perda em seu comprimento, o que é chamado de perda longitudinal. Diferentemente do que dissemos no tópico anterior, essa perda não é tão expressiva, mas julgamos necessário considerá-la neste artigo.

obtendo o diâmetro de um termo tubo

Há duas formas de se conseguir o diâmetro de um termo retrátil e a gente vai te mostrar e te indicar alguns macetes, se eventualmente você não possuir uma fita métrica em mão.

1ª forma

Esta é a maneira mais fácil de se obter o diâmetro de um termocontrátil e você vai precisar apenas de uma régua ou uma fita métrica. Primeiramente achate o termo retrátil completamente. Se o tubo que você vai utilizar for um pouco mais espesso, pressione-o o máximo que conseguir, assim você aumenta a precisão da medida. Depois usando a régua meça a largura do tubo e divida o resultado que você obter por 1,57. Pronto! Agora você já conhece o diâmetro do termo tubo.

2ª forma

A segunda forma serve tanto para você conhecer o diâmetro do termo retrátil, quanto para saber o diâmetro do material que deseja aplicá-lo. Se você possuir uma fita métrica em mãos, basta apenas medir a circunferência do objeto ou do termocontrátil e dividir por 3,14 (π) para ter o diâmetro.

Agora se você não tem uma fita métrica, destaque uma tira papel ou use um barbante, envolva o objeto ou o termo tubo, marque a circunferência e afira em uma régua. Por fim, faça exatamente como no método anterior e divida o valor da circunferência por 3,14 (π) e obtenha o diâmetro.

Se eventualmente você tiver apenas as medidas dos fios, barramentos ou outro objeto onde queira aplicar um termocontrátil e não tem certeza sobre o diâmetro de tubo necessário, entre em contato com o nosso setor de vendas que eles indicarão as dimensões ideais para o seu uso.

dica

Observe o formato do objeto para aplicação. Por exemplo, se você vai aplicar um termo retrátil em um barramento que possui curvas, e sabe-se que os tubos destinados à média e alta tensão costumam ser mais espessos, talvez seja necessário comprar um termo tubo um pouco maior para que ele passe pelas curvas. E mais, se essas curvas forem muito acentuadas, o diâmetro do tubo precisa ser ainda maior.

para concluir

Neste artigo vimos a importância da escolha certa do diâmetro de um termo tubo e falamos sobre como é fácil conseguir as medidas para evitar problemas na hora da compra e evitar transtornos. Resumidamente a dica que fica é: conheça o diâmetro do material em que você vai aplicar os tubos termo retráteis e também o diâmetro dos próprios tubos. Assim você vai saber se precisa comprar um material maior ou mais justo.

E para complementar o que você acabou de ler neste artigo, indicamos a leitura de Quais são os principais tipos de termo tubos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.