Termo retrátil com ou sem cola? Qual devo utilizar?

Versatilidade de aplicação é uma das características que torna os termo retráteis materiais muito úteis, especialmente por se ajustarem ao formato da peça ou cabo onde os tubos são aplicados. Se considerarmos que existem termo retráteis para aplicações específicas esse universo de possibilidade só aumenta.

No meio desse grande universo, se destacam duas classes de termo retráteis: os tubos sem cola e os tubos adesivados. E é sobre esse assunto que vamos falar neste artigo.

diferenças entre tubos sem cola e adesivados

As diferenças entre os dois tipos de tubos é sugestivamente óbvia, um possui cola revestindo suas paredes internas e o outro não, no entanto há algumas diferenças que, se você é novo no assunto, talvez não saiba.

Os termo retráteis com cola ou parede dupla costumam ser mais espessos que os tubos sem cola, além de serem mais rígidos também, tanto antes da contração como depois do processo. Os adesivados possuem ainda um fator de contração maior, no nosso site por exemplo, esses fatores variam entre 3:1 e 6:1, enquanto nos tubos padrões essa variação é de 2:1 a 3:1.

A vantagem dos tubos sem cola é que por serem menos espessos o processo para contrair material se torna mais rápido, podendo ser feito até mesmo com um secador de cabelos ou um isqueiro. É possível utilizar esses métodos para contrair os adesivados? A resposta é sim, porém a contração é mais lenta e isso vai depender das bitolas do tubo. Se for um tubo com um diâmetro muito grande o indicado mesmo é utilizar um soprador ou um forno, no caso da utilização na indústria.

Termo tubos adesivados de bitolas maiores precisam de uma temperatura um pouco mais alta e constante aplicada de maneira uniforme para que o material não fique com deformações e você consiga um acabamento profissional.

COLA INTERNA DOS TERMO RETRÁTEIS ADESIVADOS

O revestimento interno de cola dos termo tubos adesivados é feito com um tipo de cola de fusão a quente (hot melt), portanto ela derrete e se espalha ao ser aquecida no processo de contração do termo retrátil. O adesivo pode vir distribuído uniformemente nas paredes internas do tubo ou em espiral. A cola dá ao tubo uma espessura e rigidez ainda maior.

e quando devo utilizar um tubo com ou sem cola?

De forma geral, os tubos termo retráteis padrões sem cola são utilizados para proteger e organizar fios e cabos elétricos de baixa tensão (até 600V) que não necessitem de uma proteção reforçada contra impurezas e umidade para além do que o material naturalmente oferece.

Já os tubos adesivados são também utilizados em cabeamentos de baixa tensão, no entanto fornecem uma proteção maior contra a entrada de impurezas, umidade e líquidos, pois a cola ao derreter se espalha e veda os cabos, por isso é comumente empregado em fiações submersas ou que mantêm contato com algum tipo de líquido.

Podemos citar a utilização dos adesivados em caixas de emenda de fibra óptica. Neste caso o termo retrátil é responsável por fixar e vedar as saídas de derivação contra chuva, pois esses equipamentos ficam expostos ao tempo.

Leia nosso post completo falando sobre a utilização dos termo retráteis em caixas de emenda de fibra óptica clicando aqui.

Abaixo fizemos uma lista com os termo retráteis padrões e adesivados (parede dupla), com suas respectivas contrações e links para compra dos materiais no varejo e para orçamento de pessoa jurídica.

termo retráteis padrão sem cola

T2Z Padrão de baixa tensão e contração 2:1: Comprar no varejo | Cotação para empresa

T10 Termo retrátil de baixa tensão transparente e contração 2:1: Comprar no varejo | Cotação para empresa

termo retráteis adesivados

T53 Termo retrátil de baixa tensão com cola e contração 3:1: Comprar no varejo | Cotação para empresa

T54 Termo retrátil de baixa tensão com cola e contração 4:1: Comprar no varejo | Cotação para empresa

TA2 Termo retrátil parede grossa de baixa tensão com cola e contrações 3:1 e 4:1: Comprar no varejo | Cotação para empresa

TA6 Termo retrátil parede grossa de baixa tensão com cola e contração 6:1: Comprar no varejo | Cotação para empresa

Se você quiser conhecer mais detalhadamente os termo retráteis listados acima, você pode ler esse post onde falamos sobre cada um deles, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.