Quais são os principais tipos de termo tubos?

Você sabe quais são os principais tipos de termo tubos? O que é um termo tubo você já deve saber, certo? Se não conhece, recomendamos que você leia os seguintes posts: O que é um termo retrátil? e O que é um tubo de poliolefina? Agora se você já conhece o produto, vamos falar sobre os tipos mais comuns de termo tubos e que são disponibilizados no site da Termotubos.

Os termo tubos possuem uma infinidade de aplicações e para cada uma dessas aplicações existem termo retráteis específicos e com características próprias.

termo tubo padrão

Composto de poliolefina, este termo retrátil pode ser usado para isolamento de fios e cabos elétricos gerais que não apresentam tensão elétrica maior que 600 V. Possuem diversos tamanhos que variam de 0,8 mm até 180 mm. Contam com retardante à chamas e seu fator de retração é de aproximadamente 2:1.

brasileirinho

Semelhante ao termo tubo padrão, o brasileirinho possui mesma composição, mesmo fator de contração, se diferenciando apenas por suas cores. O brasileirinho é um tubo amarelo com listras longitudinais verdes, e é exatamente por essa característica que ele é nomeado dessa forma. Seus tamanhos disponibilizados nos site da Termotubos vão de 9,5 mm a 50,8 mm.

termo tubo padrão transparente

O termo tubo padrão transparente também é bastante parecido com o tipo anterior, porém possui algumas diferenças. Umas delas é a ausência da propriedade retardante à chamas, além de não ser adesivado. No entanto, a composição de poliolefina e o fator de retração de 2:1 são comuns entre os dois tipos.

TERMO TUBO MÉDIA TENSÃO

Diferentemente dos termo tubos padrão que também são utilizados para isolamentos elétricos, os termo retráteis de média tensão possuem uma resistência elétrica bem maior, suportando tensão elétrica de até 36 kV (kilovolts). A espessura desses tubos são maiores e seus diâmetros variam de 25 mm até 210 mm. Também possuem retardante à chamas e seu fator de retração é de aproximadamente 2,5:1.

termo tubo alta tensão

Este tipo de termo tubo é bastante semelhante ao média tensão, porém possui uma resistência elétrica ainda maior, suportando tensão elétrica acima de 36 kV (kilovolts), além de retardante à chamas. Já os diâmetros variam de 15 mm até 180 mm, com fator de retração de aproximadamente 2,5:1. Geralmente são utilizados para fios e barramentos de alta tensão.

Saiba aqui a importância de se preocupar com a espessura dos termo tubos para uso em fios e barramentos de média e alta tensão.

termo tubo temperatura até 150 °c

O termo tubo para temperaturas até 150 °C é um tubo de parede fina indicado para aplicações que necessitam de resistência à altas temperaturas e abrasões, além de ser altamente resistente a solventes químicos. É composto de polivinilideno, um polímero cristalino que confere ao termo retrátil a capacidade de retardar chamas.

Seu fator de retração é de 2:1 e ele está disponível no site da Termotubos, nos seguintes diâmetros: 6,0 mm, 9,5 mm, 12,7 mm; e na cor preto.

termo tubo temperatura até 200 °c

Se você precisa de um termo retrátil para aplicações de altas e baixas temperaturas, o Termo Retrátil Fluorado Elastomérico é ideal para seus objetivos. Sua composição é de fluoroelastômero modificado (viton) que além de apresentar uma amplitude de resistência que vai de -55 °C até 200 °C é bastante resistente a óleo.

Sua temperatura de encolhimento é de 175 °C, com uma fator de retração de 2:1. Eles estão disponíveis nos diâmetros de 3,2 mm até 19,1 mm.

termo tubo temperatura até 260 °c

Teflon termo encolhível é um tipo de termo tubo bastante empregado na indústria química, mecânica e astronáutica por sua alta resistência contra corrosões, ácidos, alcalinos e óleos, bem como temperaturas extremas que vão de -80 °C até 260 °C. Seu fator de contração é de 1,7:1 e estão disponíveis somente no diâmetro de 6,0 mm e transparente.

termo tubo adesivado – freio automotivo

É um termo retrátil composto de poliolefina e adesivado utilizado principalmente na proteção de tubulações de óleo automotivo, linha de freio, cabos hidráulicos e de combustível. Estes materiais estão sujeitos a flexões na hora da instalação ou fabricação e por isso este tipo de termo tubo é o ideal.

Possui uma camada exterior semi-rígida e internamente possui uma camada adesiva proporcionando maior vedação contra a umidade. Seus tamanhos disponíveis variam de 6 mm a 10 mm e seu fator de retração é de 1,7:1

termo tubos adesivados

3:1

Destinado a isolamentos e proteção de fios e cabos elétricos, o termo tubo adesivado é constituído de poliolefina e possui retardante à chamas, além de ser adesivado. Seu fator de retração é de 3:1 e está disponível nas cores preto, vermelho, verde e incolor (transparente), e nos diâmetros de 3,0 mm até 50 mm.

4:1

Já o adesivado 4:1 possui todas as características do termo tubo adesivado 3:1, se diferindo pelo seu fator de retração que é de 4:1, sua disponibilidade de cores – preto, preto cravado e incolor – e diâmetros – de 4,0 mm a 16 mm.

Termo retráteis 3:1 e 4:1.

capuz termo retrátil

Capuzes termo retráteis são utilizados para selar terminais de cabos, tubos e conduítes. Possuem em seu interior um adesivo de fusão quente que torna o objeto coberto completamente a prova d’água e traz flexibilidade mesmo depois de contraído. Seu fator de retração é de 2:1 ou 3:1 e podem ser encontrados com e sem válvula e nos tipos preto ou pintado, com opções de diâmetro que variam de 11 mm a 200 mm

A válvula presente em alguns tipos de capuzes termo retráteis são destinadas a pressurização do ar, criando um aumento da força que prende o objeto protegido.

Capuzes termo retráteis pretos e pintados, sem válvula.
Capuzes termo retráteis pretos com válvula.

para concluir

Neste artigo pudemos conhecer melhor os principais tipos de termo retráteis e entender suas aplicações, diâmetros, composições químicas, fator de retração, tensão elétrica e temperaturas suportadas. Agora você já deve ter um panorama de qual produto é o ideal para o seu objetivo, então acesse o site da Termotubos e faça a sua escolha. E não esqueça de ler outros conteúdo aqui do nosso blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.