Descubra se é necessário utilizar mais de um termo retrátil para aumentar a proteção elétrica.
Falando sobre proteção elétrica, é interessante saber o que é rigidez dielétrica. Nesse post aqui, falamos mais sobre, mas para resumir, rigidez dielétrica é a propriedade de alguns materiais em fazer oposição à passagem de corrente elétrica. Os tubos termo retráteis são compostos de poliolefina, ou seja, uma espécie de plástico e portanto, são isolantes elétricos.
Respondendo à questão principal desse conteúdo: sim! É possível que utilizando mais de um termo retrátil, a proteção elétrica aumente, mas é interessante saber que, talvez não haja necessidade de colocar mais de um termo tubo. Para casos na indústria, existem termo retráteis específicos para o uso em fios e barramentos elétricos de média e alta tensão, capazes de suportar uma tensão elétrica de 36 kV ou superior, como o TBM e o TBT.
Ou seja, sabendo a necessidade em tensão elétrica, fica mais prática a procura pelos produtos ideais. Nesse caso, os termo retráteis contam com uma parede muito mais espessa do que os tubos padrões, que suportam tensão de até 600 V.
E talvez, dependendo da necessidade, até os tubos de baixa tensão, como o T2Z, podem fornecer uma boa proteção elétrica, já que aguentam 600V em operação com picos de até 1kV.
Quer saber mais sobre os nossos materiais? Baixe nosso catálogo aqui.
0 comentários