Já comentamos por aqui, que alguns termo retráteis possuem um excelente desempenho quando em situações de temperaturas extremas, como o caso do TAW que suporta temperaturas ente -80 °C e 260 °C. Se você quiser ler a postagem onde abordamos de forma mais aprofundada este assunto, basta clicar aqui.
Bom, que os termo tubos lidam muito bem com o calor a gente já viu, mas e as malhas expansíveis? Será que também possuem resistência ao calor? Qual o comportamento delas quando expostas a temperaturas extremas? Elas são “anti-chamas”, como algumas pessoas dizem? Vamos responder a todas essas questões neste artigo, então vamos lá!
malhas expansíveis x temperatura
As malhas expansíveis bem como os termo retráteis possuem suas temperaturas de trabalho/operação, o que significa que esses materiais possuem uma amplitude de temperatura em que são capazes de desempenhar suas funções sem apresentar rupturas ou deformações. Obedecer a esse critério é extremamente importante se você não quiser desperdiçar material.
De forma geral, as malhas disponíveis no site da Termotubos possuem uma amplitude de temperatura de operação que varia de -55 °C a 100 °C. Só neste ponto podemos notar uma diferença significativa das malhas em relação aos termo tubos.
Outra diferença das malhas para os termo tubos é o seu comportamento em relação à temperatura. Os termo tubos quando aquecidos diminuem seu tamanho até atingirem seu limite de contração e depois deste ponto se a temperatura for muito alta o material começará a escurecer e queimar, em alguns casos até ficar deformado com ondulações.
Já as malhas expostas ao calor intenso começam a se desfazerem, isso acontece porque os fios da trama se deformam e seu entrelaçamento é comprometido. Há malhas capazes de resistirem a temperaturas mais altas, contudo sua estrutura é um pouco diferente das malhas comuns de PET. Sua trama de fios é muito mais fechada, semelhante a um tecido e sua expansão é muito menor.
Malhas expansíveis são mesmo “anti-chamas”?
Essa é uma dúvida bastante recorrente entre clientes que compram malhas expansíveis com a gente e a resposta é bem simples. As malhas não são necessariamente anti-chamas, pois isso significa dizer que elas são imunes ao fogo e isso não é verdade. O correto é dizer que esses materiais são retardantes à chama, porque dificultam o alastramento do fogo.
Essa capacidade é extremamente importante para evitar incêndios em eventuais curto-circuitos, visto que as malhas são comumente usadas para proteger fios elétricos.
dica: como fazer o acabamento de malhas expansíveis.
Malhas são um entrelaçamento de fios que formam uma trama e quando você precisa cortar um pedaço dela a extremidade do corte começa a se desfazer. Para evitar que o material se desfie completamente você pode utilizar um método bem simples e rápido de fazer.
Procure não cortar o material com uma tesoura ou lâmina fria, aqueça uma faca e faça os cortes. Para melhorar ainda mais o acabamento e garantir que os fios ficarão presos, passe a faca quente sobre a região cortada selando a malha.
para concluir
Vimos neste artigo que as malhas possuem um comportamento diferente dos termo retráteis em relação a temperaturas extremas e que elas possuem certa resistência ao calor, porém menor que os termo tubos. Esclarecemos ainda que as malhas náuticas são retardantes à chama, característica que dificulta a propagação do fogo, mas que não a torna imune a chamas.
Leia outros conteúdos do nosso blog e se quiser conhecer mais de perto e consultar opções de preços de produtos acesse nosso site.
0 comentários