Cada característica presente nos termo retráteis é especialmente projetada para servir a uma determinada aplicação, como no caso do T23, que vimos no nosso último post e que você pode ler clicando aqui. Sua contração é de 3:1 para que o tubo possa ser aplicado em cabos com terminações de espessura maiores que o próprio cabo. Dessa forma o termo retrátil é capaz de passar pela extremidade e depois de contraído ainda chegar ao cabo.
Neste post a característica que vamos destacar é a parede dupla que alguns termo tubos possuem.
o que é e quais são os termo tubos de parede dupla?
O conceito de parede dupla é bem simples e consiste em todos aqueles termo retráteis que possuem, sugestivamente, duas paredes, sendo uma o próprio interior do tubo e a outra seu revestimento de cola. Os termo retráteis de parede dupla disponíveis no site da Termotubos são: T53, T54, TA2, T5D, TBK e TCE (capuz termo retrátil).
Há dois tipos de disposição da cola nos termo retráteis da Termotubos. Um deles é a disposição em espiral, que serve para as aplicações que exigem um melhor acabamento, visto que ao derreter a cola não deixará excedentes. Algumas vezes essas espirais de cola não chegam até as extremidades dos tubos, justamente para evitar esses excessos.
O outro tipo de disposição da cola é o revestimento completo do interior dos tubos, utilizado geralmente para aplicações que necessitam que os cabos protegidos estejam completamente vedados. Por possuir um pouco mais de cola, é comum que ao aquecer o tubos ela escorra para fora, o que pode até parecer exagero, no entanto é uma forma de garantir que a umidade e as impurezas não cheguem ao cabo.
Agora vamos destacar aqui cada um dos tubos citados, com exceção do capuz, visto que a gente já elaborou um outro post completo falando exclusivamente sobre esse termocontrátil. Clique aqui para ler.
termo retráteis t53 e t54
Compostos de poliolefina esses dois tipos de tubos são praticamente iguais, com exceção dos seus fatores de retração, sendo o T53 de contração 3:1 e o T54 com contração 4:1. Ambos possuem a propriedade de retardar chamas e amplitude de temperatura de trabalho entre -45 °C e 125 °C.
São destinados a usos que não demandam de altas tensões elétricas, possuindo uma resistência à tensões de até 600 V. Além da isolação elétrica o material ainda proporciona resistência contra corrosões e desgastes. Sua camada interior de cola sela os cabos, protegendo-os da umidade e impurezas.
Os T53 e T54 são comumente empregados nas áreas de telecomunicações, automotiva e fabricação aeroespacial. Os tubos são disponibilizados em rolos e também em barras de 1,22 metros.
termo tubo ta2
Os tubos termo retráteis TA2, também são fabricados em poliolefina e possuem uma temperatura de trabalho entre -45 °C e 125 °C, sendo sua temperatura inicial de encolhimento de 125 °C. O tubo é capaz de suportar tensões de até 600 V e apresenta um excelente desempenho em isolamento elétrico e resistência à corrosão.
O TA2 é um termo retrátil do tipo parede média, o que aumenta a resistência mecânica do material. É revestido internamente com cola hot melt e pode ser encontrado no site da Termotubos com os fatores de contração 3:1 e 4:1.
Suas utilizações incluem áreas como telecomunicações, indústria automotiva e fabricação de aviões. Como o material é feito com as paredes mais espessas que os termo retráteis padrões, ele é vendido em barras de 1,22 m.
termo retrátil tbk semi-rígido
Fornecido no site da Termotubos com o fator de contração 4:1, o TBK é um tipo de termo retrátil adesivado semi-rígido, isso significa que a espessura da parede do tubo é um pouco maior comparado aos tubos de parede média, além de ser também mais rígido.
Sua amplitude de temperatura de operação fica entre -45 °C e 125 °C e sua classificação é de baixa tensão, podendo suportar tensão de até 600 V. Sua rigidez confere ao material alta resistência contra corrosões e desgaste, além torná-lo resistente à impactos. Em contrapartida à todas essas características o tubo não pode ser enrolado e comercializado em bobinas, somente em barras de 1,22 metros.
O adesivo presente nas paredes internas do tubo são do tipo hot melt, aumentando a eficácia do material na vedação de cabos elétricos. O TBK ainda possui a propriedade de retardo à chamas.
Como exemplo de emprego desses tubos podemos citar aplicações na industria de fabricação elétrica e eletrônica, comunicação, transporte e aeroespacial.
Leia outros conteúdos aqui do blog e conheça outros tipos de termo retráteis e suas aplicações.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks