Tinta termo cromática nos termo tubos.

Que os termo retráteis são capazes de contrair várias vezes em relação ao seu diâmetro inicial, todos sabemos, agora como saber quando um termo tubo chegou na sua contração máxima? Que tipo de recurso é utilizado para indicar esse limite? É o que a gente vai ver neste artigo.

É comum em algumas classes de termo retráteis existirem tubos com tinta em sua superfície, essa tinta fica espalhada pela extensão do material como se fossem respingos, conforme a imagem abaixo.

Os capuzes termo retráteis e os TA6 são exemplos de tubos disponibilizados pela Termotubos que possuem tinta termo cromática. Uma das características desses termo contráteis, com exceção dos capuzes, é o elevado fator de contração, que pode ser de 3:1 ou 4:1.

Entenda o que são e o que os fatores de contração dos termo tubos representam de uma forma simplificada, basta clicar aqui.

A função da tintura é indicar a contração do tubo, sendo assim conforme o diâmetro do termo retrátil vai diminuindo em função do calor, a tinta fica cada vez menos visível, até que ela desaparece quase completamente. Esse momento indica que o material chegou em sua contração máxima. No vídeo você pode ver como todo esse processo acontece.

Repare como a tinta vai desaparecendo conforme o tubo vai chegando ao limite da sua contração. É curioso notar também a perda longitudinal do termo retrátil, isto é, a perda de comprimento devido à essa retração.

A utilização desses termo retráteis é bastante comum em diversas áreas da indústria, como exemplo podemos citar a aplicação em caixas de emenda de fibra óptica.

Leia outros conteúdos do nosso blog e amplie seus conhecimentos sobre termo tubos e malhas expansíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.