Malhas expansíveis: temperatura

Já comentamos por aqui, que alguns termo retráteis possuem um excelente desempenho quando em situações de temperaturas extremas, como o caso do TAW que suporta temperaturas ente -80 °C e 260 °C. Se você quiser ler a postagem onde abordamos de forma mais aprofundada este assunto, basta clicar aqui.

Bom, que os termo tubos lidam muito bem com o calor a gente já viu, mas e as malhas náuticas? Será que também possuem resistência ao calor? Qual o comportamento delas quando expostas à temperaturas extremas? Elas são “anti-chamas”, como algumas pessoas dizem? Vamos responder a todas essas questões neste artigo, então vamos lá!

malhas náuticas x temperatura

As malhas expansíveis bem como os termo retráteis possuem suas temperaturas de trabalho/operação, o que significa que esses materiais possuem uma amplitude de temperatura em que são capazes de desempenhar suas funções sem apresentar rupturas ou deformações. Obedecer a esse critério é extremamente importante se você não quiser desperdiçar material.

De forma geral, as malhas disponíveis no site da Termotubos possuem uma amplitude de temperatura de operação que varia de -55 °C a 100 °C. Só neste ponto podemos notar uma diferença significativa das malhas em relação aos termo tubos.

Outra diferença das malhas para os termo tubos é o seu comportamento em relação a temperatura. Os termo tubos quando aquecidos diminuem seu tamanho até atingirem seu limite de contração e depois deste ponto se a temperatura for muito alta o material começará a escurecer e queimar, em alguns casos até ficar deformado com ondulações.

Já as malhas expostas ao calor intenso começam a se desfazerem, isso acontece porque os fios da trama se deformam e seu entrelaçamento é comprometido. Há malhas capazes de resistirem a temperaturas mais altas, contudo sua estrutura é um pouco diferente das malhas comuns de PET. Sua trama de fios é muito mais fechada, semelhante a um tecido e sua expansão é muito menor.

Malhas expansíveis são mesmo “anti-chamas”?

Essa é uma dúvida bastante recorrente entre clientes que compram malhas náuticas com a gente e a resposta é bem simples. As malhas não são necessariamente anti-chamas, pois isso significa dizer que elas são imunes ao fogo e isso não é verdade. O correto é dizer que esses materiais são retardantes à chama, porque dificultam o alastramento do fogo.

Essa capacidade é extremamente importante para evitar incêndios em eventuais curto-circuitos, visto que as malhas são comumente usadas para proteger fios elétricos.

dica: como fazer o acabamento de malhas náuticas.

Malhas são um entrelaçamento de fios que formam uma trama e quando você precisa cortar um pedaço dela a extremidade do corte começa a se desfazer. Para evitar que o material se desfie completamente você pode utilizar um método bem simples e rápido de fazer.

Procure não cortar o material com uma tesoura ou lâmina fria, aqueça uma faca e faça os cortes. Para melhorar ainda mais o acabamento e garantir que os fios ficarão presos, passe a faca quente sobre a região cortada selando a malha.

para concluir

Vimos neste artigo que as malhas possuem um comportamento diferente dos termo retráteis em relação à temperaturas extremas e que elas possuem certa resistência ao calor, porém menor que os termo tubos. Esclarecemos ainda que as malhas náuticas são retardantes à chama, característica que dificulta a propagação do fogo, mas que não a torna imune à chamas.

Leia outros conteúdos do nosso blog e se quiser conhecer mais de perto e consultar opções de preços de produtos acesse nosso site.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Conectando você aos nossos conteúdos…
Pronto! Agora você está inscrito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.