O que é e para que serve um capuz termo retrátil?

As aplicações dos termo retráteis são inúmeras e você pôde constatar várias vezes aqui no blog as mil e uma utilidades desses materiais. Existem termo tubos específicos para determinadas aplicações, mas existem também os termo retráteis feitos para momentos específicos. É o caso dos capuzes termo retráteis, do qual vamos falar nesse artigo.

o que é um capuz termo retrátil?

Um capuz termocontrátil é um tipo de termo tubo destinado à proteção de cabos elétricos, tal como os tubos comuns, com a diferença notória em seu formato, já um capuz possui o formato de uma tampa e não de um tubo longitudinal. É também composto de um polímero chamado poliolefina, inclusive a gente já falou sobre a composição desses materiais por aqui e você pode ler clicando aqui.

A contração do material dos capuzes é de 2:1, o que significa que ele é capaz de contrair aproximadamente 50%. Os capuzes são vendidos em diversas opções, sendo os coloridos ou completamente pretos e com ou sem válvula, além de possuírem um revestimento interno de cola (parede dupla) tipo hot melt. Sua classificação é de baixa tensão suportando até 600v.

As válvulas presentes em alguns capuzes termo retráteis possuem a função de permitir a injeção de ar dentro do material para aumentar a proteção contra umidade e impurezas que podem corroer ou danificar cabos elétricos. A pressão interna gerada pelo ar empurrará as impurezas para as extremidades do capuz dificultando sua entrada. Já a cola permite prendê-lo ainda mais ao cabo vedando-o completamente.

MAS AFINAL, PARA QUE SERve UM CAPUZ TERMOCONTRÁTIL?

Um capuz termocontrátil possui a função de proteger as pontas de cabos armazenados ao tempo e garantir a integridade desses materiais para utilizações futuras. Geralmente eles são empregados juntamente com os tubos termo retráteis, onde os tubos cobrem a extensão dos cabos e os capuzes protegem suas pontas.

Podemos ilustrar sua aplicação em instalações de cabos entre torres de alta tensão. Essas torres costumam comportar longas extensões de fios e muitas vezes os cabos ficam aguardando a instalação expostos ao sol e à chuva. Por conta disso, além de receber o isolamento de um tubo termo retrátil, os cabos recebem também capuzes em suas extremidades para protegê-los completamente.

para concluir

Descobrimos neste artigo que os capuzes termo retráteis são complementares ao uso dos termo tubos em cabos que ficarão expostos ao tempo, aumentando ainda mais a sua proteção.

Se interessou por este conteúdo e quer aprender ainda mais sobre os termo retráteis? Leia outros conteúdos aqui do blog ou visite o nosso site, pois lá você poderá conhecer e adquirir esses produtos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.