Razões para você se preocupar com a espessura de um termo tubo na hora da compra.

Imagem Ilustrativa

Durante nosso dia a dia nos deparamos com inúmeras situações que exigem de nós compras adequadas para determinados fins, como por exemplo: o número certo de um sapato de acordo com o tamanho do seu pé, o case ideal para o seu celular em função do modelo e marca do aparelho. E com o termo tubo, não é diferente.

Os termo tubos ou espaguetes termo retráteis são vendidos por metro, mas conhecer o comprimento do material, bem como o diâmetro dele, muitas vezes pode não ser suficiente. Em especial, quando se trata de materiais com alto nível de estresse e tensão elétrica.

A importância da espessura de um termo tubo

Como já sabemos os termo tubos de poliolefina se contraem ao serem expostos a determinadas temperaturas, e por consequência desse encolhimento o tubo aumenta de espessura, e esta variação deve ser previamente considerada nos seus projetos e aplicações. Isso porque em alguns casos, como nos isolamentos elétricos, você poderá optar por aplicar termo tubos menos ou mais espessos.

Se você não conhece o que é um termo tubo, leia o post O que é um termo tubo? e ainda Por que usar o termo retrátil em vez do isolamento tradicional?

Os fatores de retração dos termo tubos disponibilizados no site da Termotubos são de aproximadamente 2:1, 2,5:1, 3:1 e 4:1. Estes fatores independem do diâmetro do termo retrátil, portanto, mesmo que o tubo possua um diâmetro maior ou menor, se sua retração for de 3:1 ele encolherá em aproximadamente três vezes.

Imagem Ilustrativa

termo tubos padrão

Para isolamentos elétricos de baixa tensão, você pode escolher um termo tubo padrão, que possui um fator de retração de 2:1 e naturalmente já conta com uma resistência considerável, suportando de 600 V (volt) até picos de 1 kV (kilovolts).

Imagem Ilustrativa

Você também pode utilizar os termo retráteis padrão se não quiser que a espessura interfira nos encaixes. Portanto, aplique um termo tubo com um diâmetro próximo ao diâmetro dos cabos e fios que deseja proteger. Assim o material será encolhido apenas o suficiente para prender os cabos sem apresentar grandes alterações na espessura.

TERMO TUBOS PARA MÉDIA E ALTA TENSÃO

No caso dos termo retráteis para fios e barramentos de alta tensão, a espessura do material já costuma ser grande, justamente o que confere ao tubo uma resistência elétrica alta. E com a retração essa espessura aumenta mais ainda. Entre os termo tubos os que mais apresentam uma espessura significativa para estes fins são os de média e alta tensão.

Imagem Ilustrativa

Para estes tipos de tubos é necessário uma temperatura maior na hora de contrair o material, por isso você vai precisar de um soprador térmico em uma temperatura mais alta, porém deixe-o a uma distância segura para não danificar o material e comprometer sua resistência elétrica.

Se você quiser entender melhor a relação entre os termo tubos e sua resistência, indicamos os posts: 3 dicas para determinar o tamanho do fio para um projeto elétrico e Você sabe como funcionam as classes de isolamento?

Para concluir

Neste artigo vimos que existem alguns tipos de termo tubos destinados à resistência elétrica: padrão e média e alta tensão, e que eles aumentam sua espessura quando se contraem. Além disso, entendemos que há fatores de retração começando em 2:1 até 4:1, e que essa contração independe do diâmetro do material. Vimos também como é importante a espessura dos termo retráteis para segurança de fios, cabos e barramentos de alta tensão elétrica.

Explore e conheça todo os potenciais e utilidades dos termos tubos aqui em nosso blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.