Usando termo tubos para estender a vida útil de cabos e carregadores.

Imagem ilustrativa

Carregar aparelhos eletrônicos faz parte da rotina de muitas pessoas nos dia de hoje, e apesar de existirem diversas tecnologias que facilitam essa tarefa como o carregamento wireless e o power bank, o uso de cabos ainda é bastante comum e está longe de se tornar obsoleto.

Por estarem em constante uso e manuseio, esses cabos acabam não resistindo e se desgastando, principalmente se você utiliza os aparelhos enquanto carrega, como é caso dos smartphones e tablets. Isso porque os movimentos e torções nos fios causam fadiga do material até o ponto em que eles se rompem, sendo necessária a troca desses cabos.

Depois que esses fios se rompem, muitas pessoas tentam aumentar sua vida útil usando fitas adesivas e isolantes, porém esses materiais dão um aspecto de improviso e se descolam devido ao constante manuseio. Para resolver esse problema e economizar na compra de cabos você pode utilizar os termo tubos.

O que é um termo tubo?

De forma geral, os termo tubos são tubos feitos de poliolefina ou PVC, que se contraem quando aplicado calor sobre eles. Você também pode encontrar esse material por vários nomes, como espaguetes termo retráteis ou tubos termo retráteis. Se você quiser entender melhor o que é um termo tubo, leia o post: O que é um termo retrátil? e descubra outras aplicações e como escolher o tamanho ideal de acordo com a sua finalidade.

Comprando um tubo termo retrátil

Os termo tubos são vendidos de acordo com o diâmetro do material e você pode optar por comprar os adesivados, que vão trazer ainda mais resistência e impedir que o material se movimente através do cabo do seu carregador. Para medir o diâmetro do cabo que deseja aplicar o termo tubo, siga os seguintes passos:

  • Com uma fita métrica meça a circunferência do cabo em que você deseja aplicar o produto ou você pode pegar uma tira de papel, envolvê-la no cabo, marcar a circunferência e depois aferir na régua. Isso também vale para cabos com formato achatado;
  • Depois de saber a circunferência, você vai precisar fazer um cálculo bem simples. Basta dividir a circunferência por 3,14 ( π ). Por exemplo se o cabo possui uma circunferência de 1 cm, você fará 1 ÷ 3,14 que será igual a 0,31, portanto o diâmetro desse cabo é de aproximadamente 0,3 cm ou 3 mm.
Imagem ilustrativa

Como aplicar o termo tubo

Depois de saber o diâmetro do material que você vai precisar é necessário comprar um termo tubo com um diâmetro maior do que aquele que você conseguiu. Esses materiais costumam ser vendidos por metro e você pode encontrá-los no nosso site: www.termotubos.com.br

Para aplicar o produto você vai precisar dos próprios tubos termo retráteis, uma tesoura e um secador de cabelos. Siga este passa a passo de como aplicar o termo tubo.

Imagem Ilustrativa
  • Primeiro: meça o comprimento do termo tubo de forma a cobrir toda a área desejada;
  • Segundo; usando a tesoura, corte o tamanho ideal do material;
  • Terceiro: Insira o cabo dentro do termo tubo e cubra a área selecionada;
  • Quarto: usando o secador de cabelos em temperatura máxima, aqueça o termo retrátil até que ele se contraia o suficiente para prender firmemente o cabo. Tome cuidado para não se queimar, pois apesar de um secador não ter potência suficiente para causar danos graves à pele, a experiência pode ser bastante dolorosa.
    • Se o seu secador de cabelos não for muito potente, uma dica é aproximar bem o termo tubo da saída de ar do aparelho.
    • Observação: Se você for utilizar um termo tubo com adesivo, lembre-se de remover a cola excedente que pode vazar pelas extremidades do material. A cola e o termo tubo estarão quentes, então mais uma vez, cuidado para não se queimar.
  • Quinto: confira se o material ficou bem aplicado e firme, se não, aqueça ele novamente até ficar com a contração ideal.

Se você eventualmente não possuir um secador de cabelos, tome cuidado com outras fontes de calor para não danificar o produto, nem o cabo do seu carregador.

Vale ressaltar também que se o cabo que você deseja cobrir com o material estiver com a fiação interna danificada, aplicar um termo tubo não vai resolver. O aconselhável é trocar esse cabo para evitar choques elétricos ou curto-circuitos.

DICA

Para concluir

Como você pode observar podemos usar os termo tubos para inúmeros fins, e apesar de não ser uma tecnologia muito popular no uso cotidiano, ela está presente em muitas coisas que usamos, desde o chuveiro elétrico até o automóvel. E também em coisas que nem imaginamos, como no artesanato e até mesmo nos cadarços dos tênis.

Quer conhecer ainda mais sobre os termo tubos? Leia outros conteúdos do nosso blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.