3 dicas para determinar o tamanho do fio para um projeto elétrico

Projeto-de-Instalações-Elétricas-Residenciais

O tamanho do fio é um fator importante em qualquer projeto elétrico. A seleção do tamanho do fio depende da sua capacidade de carga, desempenho sob tensão, entre outros fatores. Se por exemplo, for selecionado um fio pequeno demais ele pode não ser capaz de lidar com as exigências necessárias e ser levado à sobrecarga elétrica, se tornando muito perigoso em alguns casos. Por conta disso, separamos essas três dicas para ajudá-lo na hora de determinar o tamanho do fio para um projeto elétrico.

 

  • Calcule a potência do circuito: Para determinar qual tamanho de fio é necessário e seguro, indicamos que seja calculado qual a carga de amperagem e potência que serão requisitadas nas aplicações. Essas Informações sobre a carga necessária para o bom funcionamento do aparelho elétrico estão disponíveis no manual ou até mesmo na embalagem. A carga de potência máxima do aparelho deve ser inferior à carga máxima de potência do circuito ao qual está ligado.

 

  • Meça a distância entre o aparelho mais distante e a fonte de alimentação: Aconselhamos você a medir a distância entre a fonte de alimentação e o dispositivo mais distante que será conectado a esse circuito. Isso é feito para determinar o comprimento do percurso elétrico (comprimento percorrido pela corrente elétrica).

 

  • Calcule a perda de tensão admissível: A perda de tensão é um fator inevitável em qualquer fiação e pode afetar severamente o desempenho elétrico. Selecionando o tamanho correto do fio, a perda de tensão pode ser mantida em um limite aceitável. Para isso, o tamanho do fio deve ser selecionado de modo que a queda de tensão não exceda 5% da tensão de entrada.

 

Se for realizar um reparo, tente usar o fio do mesmo tamanho ou um fio maior. Nunca opte por um calibre de fio que é menor do que o tamanho existente, pois pode aquecer o circuito e causar um incêndio.

As dicas acima irão ajudá-lo a determinar o tamanho correto do fio elétrico.  Mas indicamos que é sempre melhor procurar um eletricista de confiança para lhe ajudar. Acesse nosso site para encontrar as melhores soluções em isolamento, https://www.termotubos.com.br/ .

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.